Vacilo bélico

Tony Blair vacilou e vai pagar caro logo. Bush, não. Desse não se esperava muito mesmo. Aliás, esperava-se que fizesse muita merda, e ele não decepcionou ninguém.
Perguntar por que Inglaterra e EUA querem uma guerra é ingenuidade, e não é preciso ser analista político-econômico nem muito informado para saber o motivo. A questão, agora, é outra: será que eles sabem, de fato, qual será o ônus de uma guerra sem razão lógica? Ou melhor, sem razão humana, porque para a Casa Branca a lógica deles é correta.
Outra questão delicada e importante que surgiu com essa história toda: apoiar os EUA nessa empreitada é o mesmo que ficar do lado de um louco varrido apenas porque este tem uma arma de fogo – e dinheiro. Quem aderir aos ataques “aliados” ficará marcado para sempre. Futuramente, terá problemas diplomáticos com os países hoje contrários à guerra e, para a opinião pública, será um eterno ditador. Mas provavelmente ficará bem aos olhos dos donos do mundo, o que, para alguns, é o que importa realmente, afinal, quem tem dinheiro? Enfim, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Como disse o Boris Casoy agora há pouco no Jornal da Record, “tem momentos em que é muito bom não ter poder de voto no Conselho de Segurança da ONU”. Tomar uma posição neste caso polêmico vai comprometer as nações, seja lá qual for a decisão que tomem.
Por tudo isso, é muito mais provável que os líderes mundiais estejam partindo da questão “com quem eu perco menos?” para decidir se apoiam os EUA ou a ONU do que da pergunta “o que é mais correto e melhor para o mundo?”.
Triste, pra não dizer trágico. Como disse meu amigo Tiezzi hoje, o mundo anda um lugar muito perigoso. Eu diria também cada vez menos ingênuo e mais assustador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: